Mão na massa: Joomla! + Telegram = Suas postagens sendo transmitidas pelo seu próprio Bot do Telegram em Canais e Grupos

Mão na massa: Joomla! + Telegram = Suas postagens sendo transmitidas pelo seu próprio Bot do Telegram em Canais e Grupos

10º Edição da Campus Party Brasil está chegando e esse ano tive a grata oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com todos os campuseiros, a palestra que eu inscrevi no concurso seja um tabuleiro curador ficou entre as 50 mais preteridas e estará na grade oficial do evento, quinta-feira 02/01/17 as 11:00 no Espaço Campuseiro Curador. A Campus é um evento fantástico, na minha opinião, pois você tem a oportunidade de aprender muito e conversar com pessoas com diferentes formações, idéias e valores diferentes dos seus, agrega muito. Em outras edições, existia uma espaço chamado BarCamp onde eu já havia falado sobre Joomla! (video) e esse ano vou falar novamente, mas será uma palestra mais técnica e que vai envolver também a criação de um bot para o Telegram. Vamos colocar a mão-na-massa e desenvolver tudo durante a palestra, além de levar seu computador, atente-se para o seguintes pontos:

O que vamos fazer:

  • Desmistificar o processo de desenvolvimento de extensões para o Joomla! e de bots para o Telegram.
  • Desenvolver um plugin de conteúdo para o Joomla! e um bot para o Telegram.

O que NÃO vamos fazer:

  • Definir arquiteturas e/ou padrões, temos pouco tempo e vamos focar apenas em fazer as coisas funcionarem. 

O que precisamos fazer antes da palestra:

  • Caso não saiba o que é bom nessa vida ainda não tenha o Telegram, faça o download aqui. Eu recomendo que usem a versão desktop para não ser necessário ficar manuseando o celular.
  • Acesse e entre no canal criado para a palestra clicando nesse link https://telegram.me/cpbr10joomlatelegram. Será através desse canal que vou enviar os links para os repositórios do github, divulgação dos bots que serão utilizados e etc.
  • Preparar seu computador com servidor de aplicação + PHP + MySQL (Eu recomendo esse tutorial aquii)
  • Faça o download e instale a útlima versão do Joomla!. 

Brindes:

Nos vemos na Campus Party!

© 2017 - Blog do Pedro Renan. Pode copiar, mas não esqueça de citar a fonte.

Menu